Publicado em: quinta-feira, 19/04/2012

Escolas do estado do Rio devem parar na quinta-feira

Está agendada para hoje uma paralisação dos professores e funcionários das escolas do sistema de ensino estadual no Rio de Janeiro. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) os professores realizaram uma assembléia geral da categoria ainda hoje, no auditório da ABI.

A categoria realiza paralisação pela quarta vez este ano, solicitando um reajuste de 36%. O sindicato declarou em nota que o governo não teria apresentado nenhuma resposta às reivindicações, tirando a proposta de incorporar as parcelas restantes do Nova Escola. Sendo que, a falta de diálogo pode resultar numa radicalização da mobilização, que pode ser estendida por tempo indeterminado.

Críticas

Foi anunciado o envio do projeto de lei 1423 na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, prevendo a incorporação das parcelas recebendo muitas críticas da categoria. O sindicato afirma que os deputados não acrescentaram nenhuma emenda com proposta de reajuste para os aproximadamente 82 mil professores da rede estadual, indicando que o governo do Rio de Janeiro tem considerado a incorporação do Nova Escola como se fosse o reajuste salarial.