quarta-feira, abril 24, 2024
HomeBrasilEscolas de samba de São Paulo abrem desfiles nesta sexta-feira

Escolas de samba de São Paulo abrem desfiles nesta sexta-feira

Escolas de samba de São Paulo abrem desfiles nesta sexta-feiraNa noite desta sexta-feira, 28 de fevereiro, começam oficialmente os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Os portões do Sambódromo do Anhembi, onde acontecem os desfiles, serão abertos ainda à tarde, às 17h. A programação do Carnaval, entretanto, está marcada para começar apenas às 23h15, quando a Leandro de Itaquera, vice-campeã do Grupo de Acesso em 2013, abrirá os desfiles deste ano.

Regulamento

No Grupo Especial, cada escola terá entre 55 e 65 minutos para realizar seu desfile. Ao todo, o grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo conta com 14 escolas. Caso não respeite o tempo mínimo ou máximo, a escola sofre punições durante a avaliação do desfile. Considerando o equilíbrio que costuma marcar as apurações, um deslize em relação à duração dos desfiles praticamente elimina a escola na disputa pelo título.

Cronograma

Após a Leandro de Itaquera, será a vez da Rosas de Ouro entrar no sambódromo, seguida por X-9 Paulistana, Dragões da Real, Acadêmicos do Tucuruvi e Vai-Vai. Os desfiles desta sexta-feira serão encerrados pela tom Maior, que se apresentará já duante a manhã de sábado, 1º de março.

Enredos da sexta-feira

A Leandro de Itaquera levará para a avenida um samba-enredo que tem como objetivo mostrar a relação entre o povo brasileiro e o futebol, tendo como gancho a realização da Copa do Mundo no país em 2014. Em seguida, a Rosas de Ouro trará um samba-enredo que celebrará a vida, da infância à velhice. A escola já confirmou a presença de personagens ilustres no desfile, como a Turma da Mônica, além de Fofão, Sérgio Reis, Zé do Caixão e do grupo de samba Demônios da Garoa.

A X-9 Paulistana apostou em um enredo que mostra a linha tênue entre genialidade e loucura. Um de seus destaques na apresentação desta sexta-feira será o carro alegórico “Nau dos Insensatos”, que mostrará personagens como Cristóvão Colombo, Galileu Galilei, Dante Alighieri e Joana D’Arc.

A Dragões da Real, por sua vez, apostou em referências às décadas de 1970 e 1980. A escola declarou que fará uma homenagem a um grande astro da música, mas não revelou quem será. A Acadêmicos do Tucuruvi, quinta escola a desfilar nesta sexta, fará uma homenagem à infância.

A Vai-Vai, penúltima escola da noite, escolheu a cidade de Paulínia para ser a homenageada do ano, aproveitando os cinquenta anos da emancipação do município. Por fim, a Tom Maior também escolheu como homenageada da noite uma cidade brasileira. Neste caso, será Foz do Iguaçu, que completa seu centenário em 2014.

Sábado

O cronograma dos desfiles de São Paulo para sábado tem pequenas alterações no horário. A festa começa na avenida às 22h30, com a apresentação da Pérola Negra, que conquistou o título do Grupo de Acesso no ano passado. Antes do desfile, acontece uma apresentação do grupo tradicional Afoxé Filhos da Coroa de Dadá, que tem início às 21h.

O desfile de sábado segue com Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias