Publicado em: terça-feira, 08/11/2011

Escola de Brasília pede tablets na lista de material para 2012

O Centro Educacional Sigma, de Brasília, incluiu um novo item na lista de material para o ano letivo de 2012 que ainda é considerado uma novidade para a maioria dos pais e alunos. Ao contrário dos tradicionais livros didáticos, a escola optou por orientar as famílias a comprarem tablets que devem ser usados em sala de aula. Com isso, uma equipe de 30 professores vai escrever o material didático em formato digital para todas as 16 disciplinas estudadas.

Os alunos que vão fazer uso da tecnologia em sala de aula são os do 1º ano do Ensino Médio. A escola ainda vai manter a escrita manual e o uso dos cadernos. O material didático será produzido com exclusividade para o Sigma. O coordenador do ensino médio do colégio, André Frattezi, faz parte da equipe que desenvolve o projeto a pedido da direção do colégio. De acordo com ele, este é o primeiro modelo a ser implantado no Brasil.

O professor explica que os alunos não vão ser dependentes do acesso à internet para conseguirem visualizar os livros. Um aplicativo estará disponível para ser baixado e depois os alunos vão poder fazer a leitura dos livros didáticos em formato de e-books.

Com relação ao custo, Frattezi garante que o custo é mais barato do que comprar todos os livros de papel. Para o estudante Arthur Custódio, de 15 anos, “é interessante porque vai diminuir o peso da mochila que eu carrego. São cinco livros e mais a gramática, que pesa bastante”.