Publicado em: segunda-feira, 09/07/2012

Ernest Borgnine Falece aos 95 anos

O ator norte-americano Ernest Borgnini faleceu aos 95 anos, em Los Angeles. A informação foi dada por um porta-voz para a agência de notícias Associated Press. De acordo com a publicação da agência, ator faleceu em decorrência de uma insuficiência renal. Borgnine estava na companhia de sua família no hospital Cedars Sinai, em Los Angeles.

Ernest Borgnine ganhou o Oscar, em 1955, de Melhor Ator, por sua interpretação no longa-metragem “Marty”, filme dirigido por Delbert Mann. A filmografia do norte-americano é extensa, e possui filmes variados. Entre eles estão “A um passo da eternidade”, de 1953; “Os doze condenados”, de 1967; “Meu ódio será sua herança”, de 1969; “Vamos fazer a guerra”, de 1970; “O destino de Poseidon, de 1972; “O imperador do Norte”, de 1973; e “Blueberry – Desejo de vingança”, de 2004.

Trabalhos

Ernest Borgnine também atuou em algumas séries para a televisão, como “Água de fogo” e “Marujos muito loucos”. Entre os trabalhos mais atuais feitos pelo ator norte-americano, está a animação “Bob Esponja Calça Quadrada”. No desenho infantil sobre uma esponja que mora no fundo do mar, Borgnine dublava o herói do personagem principal, o Homem Sereia.

Borgnine atuou em “Red – Aposentados e perigosos”, de 2010, e de “The man Who shook the hand of Vicente Fernandez”, que ainda não foi lançado. Em uma entrevista dada pelo ator para a AFP em 2007, o ator deu conselhos para os jovens aspirantes que desejam seguir a sua carreira. Borgnine falou que é preciso primeiro aprender sobre a vida para depois aprender sobre o ofício.