Publicado em: quarta-feira, 01/08/2012

Energia volta a funcionar na Índia mas mega apagão segue sem explicações

Energia volta a funcionar na Índia mas mega apagão segue sem explicaçõesPelo menos 620 milhões de pessoas ficaram sem ter acesso a energia elétrica nas regiões nordeste, leste e norte da Índia por conta de um apagão que atingiu o país na terça-feira, 31 de julho. Na segunda-feira, 30 de julho, cerca de 370 milhões de pessoas já tinham ficado sem luz na região norte do país.

Neste quarta-feira, 1° de agosto, alguns fábricas e lojas puderam voltar a funcionar. De acordo com Veerappa Moilu, que é o novo ministro da energia do país, a energia elétrica voltou a ser distribuída para todo o território indiano nesta quarta-feira, mas não explicou qual teria sido a causa para o apagão. Uma investigação está sendo realizada para apurar quais foram os motivos que deixaram a população sem acesso a eletricidade.

O novo ministro assumiu o cargo na pasta de energia na última terça-feira e por conta disso não quis levantar suspeitas do que poderia ter acontecido para que metade do país ficasse no escuro. Ele falou que não irá falar sobre este assunto até que a investigação seja concluída.

No entanto, outras autoridades do país levantaram possibilidades para o fato, dizendo que o apagão pode ter sido provocado pelo excesso de consumo. Porém, especialistas em energia elétrica não acreditam nessa hipótese, já que se ela fosse verdadeira, apagões do gênero aconteceriam sempre no país.

De acordo com informações da Confederação das Indústrias Indianas, os dois dias de blecautes causaram prejuízos de milhões de dólares. A entidade quer que o setor de energia na Índia passe por uma reforma que seja condizente com o consumo que o país está tendo. Nos dois dias que o país sofreu o blecaute, os serviços de trens e metrôs em diversas cidades tiveram que ser suspensos.