Publicado em: sábado, 29/10/2011

Enem: questão parecida com a do exame foi feita em MG antes da prova

Foi aplicada uma questão em um simulado no Colégio Bernoulli, em Minas Gerais, uma questão muito parecida com uma que estava na prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem) aplicado no fim de semana passado. Os exemplos e números da questão eram iguais.

A questão do simulado feito no colégio dias antes do exame do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) falava sobre medidores de energia. Na questão, havia quatro pequenos relógios de luz. O primeiro ponteiro está entre os números 2 e 3, já o segundo, entre os números 6 e 7, o terceiro entre 1 e 2 e o último entre 4 e 5. Segundo o texto aplicado, quando a pessoa vê o relógio, sua leitura é de 2.164 kWh. Após esta descrição, a questão pergunta sobre outro relógio.

Já na questão do Enem, são apresentados os mesmos relógios com os ponteiros nas mesmas posições indicadas no simulado do colégio. A alternativa correta de acordo com o gabarito do Inep é a letra A – 2.164 kWh. E este é o mesmo número que aparece na questão do simulado. O exemplo das questões foi retirado da página de internet da distribuidora de energia de Mato Grosso do Sul, a Enersul.

Segundo Rodrigo Domingos, diretor do colégio Bernoulli, isto foi uma coincidência. De acordo com ele, os professores de seu colégio e de outras instituições de ensino se baseiam nas questões do Enem para fazerem as questões de seus simulados. Domingos afirma que a escola não compra e não participa da equipe que oferece os itens para o Inep.