Publicado em: sexta-feira, 14/10/2011

Enem – Presidente do Inep afirma que exame pode ter menos questões no futuro

O Exame Nacional do Ensino Médio 2011 acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro. Os estudantes inscritos ainda têm dúvidas sobre a organização da prova. Essa edição do Exame tem contado com diversos problemas em sua organização.

A presidente do Inep, Malvina Tuttman, tem respondido algumas questões sobre a estrutura de organização da prova. O Inep considera que neste momento é preciso a realização de uma prova cansativa como essa, com 180 questões. Mas Malvina afirma “Estamos sempre realizando estudos sobre como melhorar a prova”.
Outra revelação é sobre a montagem da prova. O Enem fica pronto em julho, a partir de parcerias do Inep com professores de universidades do país. Eles elaboram questões sobre os assuntos que caem na prova e enviam para um banco de dados do Inep. A prova é elaborada a partir desse banco.

Sobre a realização em dois dias seguidos, a presidente explica que é apenas uma questão de logística, por envolver muitos parceiros. “Por exemplo, a Polícia Federal ou o Exército se mobilizam para o acompanhamento e guarda do Enem e, para eles, um período de uma semana faz uma diferença substancial para a segurança do exame. Somamos a isso, a dificuldade em marcar duas datas para a prova em um momento do ano em que acontecem vários vestibulares”.