Publicado em: sexta-feira, 19/08/2011

ENEM muda meio de divulgação das notas para evitar rankings

Foi anunciado nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que o ranking do ENEM 2010 não será divulgado. Ainda de acordo com o Inep, o motivo da não divulgação é evitar que as escolas, principalmente as instituições privadas, utilizem as notas alcançadas no ENEM como meio de fazer propaganda.

A nova proposta de divulgação já foi apresentada ao Ministro Haddad responsável pelo Ministério da Educação (MEC), o Brasil vai contra a atitude de muitos países que é de usar as notas para mostrar a qualidade do ensino público local. A educação brasileira, por exemplo, está em uma péssima condição posição no ranking do Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa).

No entanto, não são todos que concordam com a decisão tomada pelo MEC em não divulgar as notas, pois consideram uma maneira de acobertar a disparidade que existe entre as escolas públicas e privadas do país. No ano de 2009, das vinte melhores escolas apenas duas eram públicas.

A partir de 2012 as notas serão divulgadas a partir do número de alunos de cada escola particular ou pública inscritos na avaliação evitando assim que sejam criados rankings. O Inep ainda afirmou que o resultado do exame deve ser para avaliar o trabalho desenvolvido pelas escolas e o perfil de formação dos próprios estudantes. Os detalhes que serão usados no novo método de divulgação serão conhecidos a partir de setembro deste ano, quando os boletins de desempenho das escolas no ENEM 2010 passam a ser divulgados.