Publicado em: quinta-feira, 16/02/2012

Enem: MEC publica portaria que revoga duas edições da prova no ano

O MEC, Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicou uma portaria na edição de ontem, quarta feira (15), do Diário Oficial da União, revogando o documento publicado em maio de 2011, que estabelecia a realização de duas edições por ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir deste ano.

A decisão de realizar apenas uma prova em 2012 já havia sido anunciada pelo ministro da Educação em exercício, Fernando Haddad, em janeiro. Na época, o ministro informou que a empresa Modulo Security, que faz gestão de risco, identificou através de uma avaliação que a realização de duas provas do Exame Nacional iria sobrecarregar as estruturas logísticas do exame.

Depois da publicação da medida, fica oficialmente cancelada a edição do Exame programada para o meio do ano, mantendo apenas a prova do segundo semestre. Em 2009, o MEC deu início ao projeto de substituir os vestibulares tradicionais pelo Enem. Com isso, a intenção era que o exame fosse aplicado uma vez por semestre, dando mais chances aos estudantes. A presidente Dilma Rousseff declarou recentemente que o plano das duas edições do exame continua valendo, devendo ser aplicada em 2013.

Último Enem

A última edição do Exame Nacional do Ensino Médio contou com o número recorde de quase 6 milhões de candidatos. Em 2010, foram quase 5 milhões de candidatos inscritos para a prova. O exame foi aplicado nos dias 22 e 23 de outubro, em cerca de 12 mil locais de prova, espalhados pelos 1.599 municípios participantes.

Foi em 2009 que o Ministério da Educação deu início a proposta de substituição dos vestibulares convencionais pelo Enem, como forma de ingresso nas instituições públicas de ensino superior. Com o resultado da prova, os alunos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), pleiteando vagas em instituições de todo o país.

Estava marcado para abril a realização da primeira edição do Exame. Agora, a segunda e única prova realizada em 2012 ainda não teve a data divulgada, devido às eleições municipais, que ocorrerão no mês de outubro, quando o Exame Nacional do Ensino Médio geralmente é aplicado.

Para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e disputar uma das bolsas ofertada, também é preciso participar do Enem. As bolsas são distribuídas de acordo com o desempenho dos estudantes no Exame, podendo ser integrais ou parciais.