quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEducaçãoEnem - MEC confirmou o vazamento de questões em Fortaleza

Enem – MEC confirmou o vazamento de questões em Fortaleza

Nesta quinta-feira (27) o Ministério da Educação confirmou o vazamento de questões do Exame realizado nos dias 22 ou 23 de outubro. Cerca de 14 questões da prova foram utilizadas num pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010. Em nota publicada no site do MEC, foi concluído que as questões de matemática e ciências da natureza e ciências humanas e linguagens de dois dos 32 cadernos de questões do pré-teste foram copiadas e 14 delas estavam no Enem 2011.

Esse pré-teste realizado no colégio, foi aplicado para duas turmas, sorteadas. Uma de 47 alunos e outra de 44 alunos, em dias normais de aula. Tanto os alunos quanto a escola haviam sido informados apenas de que se tratava de um pré-teste para o banco nacional de itens e que isso auxiliaria nas avaliações da educação básica.

Segundo a nota também, esses pré-testes aplicados pelo Inep seguem procedimentos sigilosos. Somente os alunos têm acesso aos cadernos durante a aplicação do teste, que é acompanhado por três fiscais em cada turma. O MEC enfatizou que as questões não eram de domínio público e que seria muito difícil terem sido memorizadas pelos estudantes. A dificuldade estaria no grau de detalhismo e similaridade das questões.

Ainda assim, a decisão do Inep em cancelar as provas realizadas pelos alunos do colégio continua válida. O MEC informou que a decisão está baseada no princípio de isonomia. “Na medida em que os estudantes do colégio tiveram acesso a essas questões, eles passaram a ter vantagem em relação aos demais participantes. Assim, a reaplicação da prova é a melhor forma de compensar prejuízos ou favorecimentos a qualquer participante, já que a metodologia de análise dos resultados permita a comparabilidade”, explica o texto.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias