Publicado em: quarta-feira, 26/10/2011

Enem – Inep estuda possibilidade de mudanças nos dias das matérias para o próximo exame

Os candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reclamam todos os anos que as provas do segundo dia são cansativas demais. Pensando nisso, O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disse que irá avaliar o pedido dos candidatos para colocar redação e matemática em dias diferentes.

A prova que aconteceu no domingo, dia 23 de outubro, durou 5h30 e contou com matemática, linguagens e redação. O Inep afirma que pode dar mais espaço para os candidatos fazerem anotações e contas necessárias. Porém, o exame continuará com 180 questões. O próximo Enem acontecerá nos dias 28 e 29 de abril de 2012.

De acordo com um comunicado do Inep, o Enem deve ser aprimorado e especialistas estão avaliando quais mudanças podem ser feitas nas provas. Mas é incompatível diminuir o número de questões com a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este exige que o candidato responda um número maior de questões para avaliar seu aprendizado.

No próximo ano, o Enem terá duas edições, e o Inep acredita que isto fará com que os participantes do exame faltem menos às provas. Este ano, cerca de 1,4 milhões de candidatos inscritos não foi fazer o exame. O MEC tem por objetivo tornar o exame obrigatório para os estudantes que terminam o ensino médio. Este projeto é avaliado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados