Publicado em: terça-feira, 11/10/2011

Enem – Exame Nacional bate recordes de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio 2011 ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro. Esse ano, o exame apresentou o maior número de inscritos desde a sua primeira edição, ocorrida em 1998. São mais de 6.220.600 candidatos interessados em realizar a prova.

A prova foi lançada pelo ministro Paulo Renato Souza, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao término da escolaridade básica. Com o passar dos anos, o exame começou a ser utilizado como substituto ou complemento dos vestibulares de acesso ao Ensino Superior.

Outra mudança ocorrida aconteceu em 2004, quando o MEC institui o Programa Universidade para Todos (ProUni) e vinculou as bolsas em instituições privas à nota obtida no Enem. Outro sistema é o Sisu, para ingresso às universidades públicas, através de um sistema informatizado que indica a partir da nota que obtiveram no Enem.

Esses sistemas vêm deixando o vestibular tradicional cada vez mais em segundo plano. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, as provas convencionais de ingresso nas universidades podem acabar ainda nessa década.