Publicado em: sábado, 22/06/2013

Enem está perto de ser obrigatório

Enem está perto de ser obrigatórioA comissão do Senado de Educação, Cultura e Esporte aprovou o projeto de lei que torna a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatória para os alunos que terminam o ensino básico. O projeto precisa ainda passar por nova votação da Comissão, porque o texto aprovado se tratava de substitutivo. Feito isso, o projeto será enviado à Câmara de Deputados.

O autor da lei é o senador Aníbal Diniz (PT-AC). Ele argumenta que o Enem deve ser ampliado progressivamente para a totalidade de estudantes brasileiros e passe a funcionar como método para avaliar a educação básica.

O Enem foi implantado em 1998 com o propósito de medir a qualidade de ensino médio. O exame tinha então 63 perguntas de escolha múltipla. Na primeira edição foram 157.221 alunos inscritos. Mas, desde 2009, o Enem ganhou novo propósito e formato. Assim, ele ganhou 180 perguntas, além de uma redação. O Exame é dividido em dois dias e além disso, a nota obtida no Exame é usada para classificar os alunos que pretendem ingressar nas instituições federais de ensino superior do país, através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Neste ano, o exame acontece no dia 26 e 27 de outubro e teve recorde no número de alunos que se inscreveram – foram 7.173.574 pessoas. Conforme dados do Ministério da Educação, cerca de 90% dos alunos que concluem o ensino médio em 2013 fizeram inscrição.