Publicado em: sexta-feira, 11/10/2013

Enem 2013: Cartão de confirmação já está disponível

Enem 2013Este ano mais de sete milhões de candidatos realizaram sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo que todos eles já podem consultar seu cartão de confirmação da inscrição no próprio site do Enem. Além desta consulta pelo site, os candidatos ainda devem receber pelos correios uma via impressa do cartão de confirmação da prova. De acordo com Aloizio Mercadante, o ministro da educação, o envio das cartas começou já em 1º de outubro e mesmo com a greve dos correios, que chegou ao fim da semana passada, devem ter sido todos enviados até o dia 18 de outubro.

O ministro minimizou o impacto real que a greve deve resulta na entrega dos cartões, garantindo que não deve interferir no calendário da prova. O número de inscrição, o local, a hora e data da prova devem estar constando no cartão de confirmação. Além de apresentação ainda qual a opção de língua estrangeira escolhida pelo candidato e se haverá algum tipo de atendimento especial para o caso de candidatos portadores de necessidades especiais.

No caso de o estudante receber seu cartão com algum erro de informação, é preciso entrar em contato imediato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As provas do Enem acontecem nos dias 26 e 27 de outubro, com início previsto pás às 13 horas, sendo realizados em mais de 1.660 cidades em todo o Brasil. Para o primeiro dia de provas estão reservadas as questões de ciências humanas e naturais, com duração de quatro horas e meia.

Já para o segundo dia estão previstas as provas de linguagens e códigos, de matemática e ainda a redação, com o tempo máximo de cinco horas e meia para a realização. Antes de duas horas do início do exame nenhum dos candidatos podem sair do local de prova e cumprir o horário completo para poder levar embora o cartão de questões.

A correção da redação do Enem deste ano deve contar com um processo de correção ainda mais rigoroso, porque os textos que contarem com trechos que não tenham nexo com o restante do texto devem receber a nota zero, ficando desclassificados já da avaliação. Até a última edição da prova, redações que apresentavam este perfil, tinham descontados da nota cerca de 400 ou 500 pontos.