Publicado em: sábado, 02/06/2012

Enem 2012 – Saiba o que mudou no processo de correção

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano já foram abertas. Para se inscrever basta acessar o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A taxa cobrado é no valor de R$ 35, contudo alunos de escolas públicas estão isentos do pagamento.

Os candidatos tem o prazo para se increver até às 23h59 do dia 15 de junho, já o pagamento da taxa pode ser feito até o dia 20 de junho.

As mudanças nesta edição são em relação, principalmente, quanto à correção da redação. A nota mínima que permite uma nova avaliação do texto sofreu uma redução e se criou a figura da uma banca de avaliadores. Além disso, ainda é possível visualizar a redação corrigida, entretanto sem a chance de recurso por parte do aluno.

O ministério divulgou também que vai revelar, no mês de julho, o “Guia do Participante”, contendo exemplos de redação “de excelência”, além de explicações a respeito da metodologia da correção.

Em relação aos dois corretores, em um primeiro momento eles irão olhar a redação do candidato. Caso a diferença entre a nota final for superior a 200 pontos na nota total ou então de 80 pontos em cada uma, um terceiro corretor irá avaliar o texto. A nota final será dada a partir da média aritmética simples das avaliações “mais próximas”.

Se a discrepância permanecer, uma banca, composta por três avaliadores, irá realizar uma nova correção da redação.