sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoEnem 2012 - Quase 2,5 milhões de inscritos na primeira semana

Enem 2012 – Quase 2,5 milhões de inscritos na primeira semana

Foram publicados no site oficial do Ministério da Educação (MEC) os números oficiais sobre o primeiro final de semana de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2012, que registrou cerca de quatrocentos mil candidatos. O processo iniciou em 28 de maio e até a manhã de ontem, segunda feira (03), o número de inscrições já registrava quase 2,40 milhões.

Os estados que apresentam maior quantidade de candidatos inscritos são Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O que o Ministério da Educação espera é neste ano a quantidade de candidatos supere seis milhões. Agora a previsão, de acordo com o Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o fluxo de acesso deve diminuir, sendo retomado apenas nos dias finais de inscrições.

Limites

Quem está pleiteando uma vaga no ensino superior público precisa concretizar a inscrição até o dia 15 de junho, às 23h59, que acontece apenas pela internet. Depois do pagamento da taxa de R$ 35 até o dia, o candidato recebe a confirmação da inscrição. Pode ficar isento do pagamento alunos de escolas públicas concluintes do ensino médio, que se declararem advindos de famílias com baixa renda. A solicitação da isenção deve acontece no momento da inscrição.

A aplicação das provas está agendada para os dias três e quatro de novembro, em todos os estados brasileiros, iniciando às 13 horas. No sábado, primeiro dia de provas, acontecem as avaliações de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com tempo máximo para realização de quatro horas e meia.

Já no segundo dia, domingo, os candidatos terão uma hora a mais para concluir as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. No dia sete de novembro deve ser divulgado o gabarito oficial, apesar de o resultado final e classificação ter a divulgação prevista para o dia 28 de dezembro.

No próprio site do Exame Nacional do Ensino Médio é onde os estudantes devem se inscrever. Lá ele recebe orientação passo a passo sobre o procedimento e ainda tem acesso ao calendário do Enem.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias