Publicado em: sexta-feira, 19/08/2011

Enem 2012: provas já estão na gráfica

Nesta quinta-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) deste ano já estão na gráfica para serem impressas. A presidente d órgão, Malvina Tuttman, disse que a impressão está dentro do cronograma do exame. As provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro e prevê reunir 5,3 milhões de alunos no Brasil inteiro.

Para garantir a validade da prova, o processo gráfico será certificado pela primeira vez pelo Inmetro. O Inep recorreu a certificação como uma forma de evitar que aconteçam novos erros de impressão. Em 2010, vários alunos foram prejudicados pelas provas. O Inep ainda informou que após a impressão, as provas passam a ser vigiadas em algumas unidades do Exército. A medida foi tomada para que não ocorram vazamentos.

De acordo com o Instituto, para a aplicação das provas, 350 mil fiscais estão em processo de treinamento. Nesta edição, só foram contratados funcionários de universidades e institutos federais.

Na semana passada, foi informado o preço do exame para este ano e mais duas edições. Serão pagos para a responsável pela prova R$ 238,5 milhões. O custo por aluno inscrito é de R$ 45.