sábado, abril 20, 2024
HomeEducaçãoEnem 2012 - Prova será obrigatória em 39 universidades federais

Enem 2012 – Prova será obrigatória em 39 universidades federais

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano se encerram às 23h59 desta sexta-feira (15). Para aqueles que querem cursar uma instituição pública federal no próximo ano, a inscrição no exame é tida como obrigatória. De acordo com dados do UOL, no mínimo em 39 das 59 universidades federais do Brasil os candidatos só poderão concorrer a uma vaga se tiverem feito o exame.

Essas instituições tem a possibilidade de disponibilizar todas as vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) ou também podem optar por fazer suas próprias seleções baseadas na nota do Enem. Há ainda universidades que substituem a primeira fase do vestibular pelas notas do exame, sendo assim caso o candidato não faça o exame do Enem, não poderá se candidatar para aquela instituição.

Na última edição do Sisu, foram oferecidas 108.552 vagas distribuídas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para a metade deste ano, o MEC declarou que irão ser oferecidas 30.548 vagas em 56 instituições públicas.

O número de inscrições para o Enem de 2012 já ultrapassou a marca de 4 milhões. Iniciada no fim de maio, as inscrições acabam na sexta-feira (15) com a taxa de R$35 para aqueles que não são isentos.

A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro, sendo o primeiro dia destinado às perguntas sobre ciências humanas e natureza, e o segundo, destinado aos exames de matemática e linguagens, além da redação. A divulgação do gabarito deve acontecer no dia 7 de novembro, já o resultado final só será divulgado em 28 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias