quinta-feira, abril 18, 2024
HomeEducaçãoEnem 2012 - Mais de 5 milhões de estudantes vão fazer a...

Enem 2012 – Mais de 5 milhões de estudantes vão fazer a prova do Enem

enem 2012O Enem 2012 conta com mais de 5,7 milhões de inscritos. Este é o maior número já registrado desde 1998, quando a prova foi criada. Ao todo, serão 15.076 locais de prova, que se distribuem em 1.615 municípios brasileiros. As provas iniciam neste sábado, dia 3, a partir das 13 horas, no horário de Brasília.

Este ano Aloizio Mercadante, ministro da educação tem o sério compromisso de fazer com que o Enem 2012 aconteça sem falhas, como tem acontecido nos anos anteriores. No ano de 2009 um caderno de provas foi roubado. Já no ano seguinte os cadernos amarelos apresentaram erros na impressão. E em 2011 estudantes de uma escola do Ceará conheceram dez questões da prova antecipadamente.

Por isso, este ano o MEC anunciou que está gastando 10% a mais do valor da prova do Enem 2012 com itens de segurança para evitar erros. Mercadante assegurou nesta sexta-feira que os estudante devem ficar tranquilos, pois a provas serão feitas sem problemas e não haverá erros no processo desta vez.

O MEC esclarece que além da segurança reforçada no Enem 2012, uma equipe está assistindo de perto a todos os processos relacionados ao Enem. Estes processos estão relacionados aos fiscais que vão cuidar das provas, até o momento em que as questões que vão cair na prova são avaliadas. Ainda os mais de 45 mil malotes que contém as provas, este ano contam com lacre eletrônico.

Isso permite que ele seja rastreado desde o momento em que eles saem da gráfica até a hora em que eles serão abertos nos locais onde o exame será realizado. Caso isso realmente funcione no Enem 2012, o Inep promete que a medida será repetida no ano seguinte.

Para completar, a redação do Enem 2012 conta com regras diferentes no que diz respeito à correção. Os alunos poderão ter acesso às redações corrigidas, mas com o objetivo de aprimorar o aprendizado. Entretanto nenhum estudante poderá contestar a nota e a avaliação dada pelos professores.

ENEM 2012: este será o primeiro Enem com cotas

Muitos estudantes este ano têm mais um motivo para aguardarem com ansiedade a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2012. A prova acontece neste sábado, dia 3, a partir das 13 horas, de acordo com o horário de Brasília.

Para muitos esta é a chance de entrar para a universidade e por isso promete se empenhar ao máximo na resolução das questões e da redação. Mas em 2012 a presidente Dilma Rousseff criou no mês de agosto as cotas para que 50% das vagas sejam destinadas a estudantes provenientes da rede pública de ensino.

As vagas são para universidades federais. Vale lembrar que atualmente 115 universidades usam o Enem como for de seleção no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, onde há mais de 120 mil vagas. Com isso as universidades reservam 12,5% das vagas para as cotas, estima-se.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias