sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoEnem 2012 - inscrições serão encerradas nesta sexta-feira

Enem 2012 – inscrições serão encerradas nesta sexta-feira

As inscrições para a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão encerradas nesta sexta-feira. 15 de junho. Por isso, os estudantes que ainda não fizeram a sua inscrição para participar da prova precisam correr.

Os interessados em participar do exame precisam fazer a sua inscrição no site oficial do Enem na internet até às 23h59 (pelo horário de Brasília) desta sexta-feira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, na última terça-feira, dia 12 de junho, o número de inscritos no Enem 2012 chegou a 4 milhões. A expectativa é de que nesses últimos dias, o número de estudantes inscritos aumente ainda mais. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012.

Vale lembrar que o estudante que for fazer a sua inscrição para o Enem precisa fornecer o número do seu próprio CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). O número do CPF do pai ou da mãe não serão aceitos.

De acordo com as informações do Inep, 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem em 2011. Porém, só pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa de inscrição para realizar o exame. Estudantes de escolas públicas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Desde 2009, a participação no Enem ganhou uma importância ainda maior já que o exame começou a ser cobrado como principal processo de seleção em diversas instituições de ensino público de todo o país. Além disso, quem deseja participar de programas sociais e educacionais do governo brasileiro como o Prouni, (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Ciência Sem Fronteiras exemplo, também precisa do Enem já que ele é usado como uma forma de seleção.

Provas

No dia 3 de novembro de 2012, primeiro dia de provas, os estudantes terão que responder a questões de ciências humanas e da natureza em uma prova com a duração de quatro horas e meia. Já no segundo dia de provas, 4 de novembro de 2012, será a vez de responder a questões de matemática, linguagens e redação, em uma prova que terá a duração de cinco horas e meia. O gabarito do Enem 2012 deverá ser divulgado no dia 7 de setembro e o resultado final do exame deverá ser divulgado no dia 28 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias