Publicado em: segunda-feira, 28/05/2012

Enem 2012: inscrições para o exame já estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas. Os alunos que quiserem participar da edição de 2012 das provas podem fazer a sua inscrição por meio do site do Instituto acional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet.

A abertura das inscrições estavam prevista para acontecerem a partir das 10 horas desta segunda-feira (28), mas foram antecipadas. Os estudantes que quiserem se inscrever terão que pagar a taxa de R$ 35 reais. Porém, é importante lembrar que os estudantes de escolas públicas são isentos dessa taxa.

As inscrições para o Enem 2012 poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 15 de junho. Já o pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 20 de junho.

Algumas mudanças devem acontecer nesta edição do Enem. Uma delas é referente à correção da redação. A partir deste ano, a nota mínima que permite que uma nova avaliação do texto foi reduzida e agora já uma banca de avaliadores. Além disso, o estudante terá acesso a sua redação corrigida. Antes, o estudante só tinha acesso a redação depois de corrigida caso entrasse com um recurso.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), no mês de julho será divulgado um “Guia do Participante do Enem’, onde serão explicadas as metodologias aplicadas na correção das redações, entre outras informações.

Alterações na correção da redação do Enem

A partir deste ano, duas pessoas corrigem a redação do candidato. Caso a diferente entre as notas dadas por eles for superior a 200 pontos na nota total ou em 80 pontos em cada uma das competências, uma terceira pessoa é chamada para corrigir esta redação. A nota final da redação do candidato será uma média aritmética simples entre as notas que mais se aproximam.

Se a diferença entre as notas ainda permanecer mesmo com a terceira correção, uma banca com três avaliadores corrigira o texto e determinará a nota final do candidato.