Publicado em: segunda-feira, 28/05/2012

Enem 2012 – Inscrições para o Enem começam hoje

Começou hoje, a partir das 10h, as inscrições para o Enem de 2012. Os candidatos já podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que deverá ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro. As inscrições começam hoje e terminam no dia 15 de junho. As inscrições dos candidatos devem ser feitas exclusivamente pela internet. No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. O valor continua R$ 35, como já ficou estabelecido há alguns anos. Quem estuda em instituição pública está isento de fazer o pagamento, no entanto o boleto deverá ser pago até o até 20 de junho. O boleto é gerado no momento da inscrição de cada candidato.

Exame é usado por instituições públicas para substituir os vestibulares

Desde 2009, com as alterações feitas pelo Ministério da Educação, o exame passou a ter mais importância, pois passou a ser utilizado como critério de seleção para a entrada em instituições de ensino superior substituindo os vestibulares que eram, até o momento, a única forma de ingresso. Além disso, o Enem é utilizado como pré-requisito para a participação dos estudantes nos programas de acesso ao ensino superior, como o ProUni e também para o financiamento público, tal como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Prova terá mudanças em 2012

A prova ocorre durante um final de semana, no sábado e no domingo. São dois dias de prova. No primeiro dia são quatro horas e meia para responder questões das áreas de ciências humanas e da natureza. Já no dia seguinte, a prova é composta de questões de matemática e linguagens, além da redação. No segundo dia são cinco horas e meia de duração. Como a prova ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro o gabarito deverá ser divulgado no dia 7 de novembro e o resultado final está agendado para ser divulgado no dia 28 de dezembro.