quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEducaçãoEnem 2012 - Inscrições acabam hoje

Enem 2012 – Inscrições acabam hoje

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano se ecerram nesta sexta-feira (15). Quem ainda não se inscreveu tem até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje para se inscrever pelo site do exame. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado até o dia 20 de junho. Até a noite da última quinta-feira (14), 5 milhões de candidatos haviam feito sua inscrição.

A prova será feita nos dias 3 e 4 de novembro. Em 2011 foram em torno de 6 milhões de estudantes inscritos para o Enem , sendo que desses pouco mais de 5 milhões efetuaram o pagamento da taxa, confirmando a inscrição. A participação no exame é pré-requisito para aqueles que pretendem fazer parte de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior (Fies, Prouni e Ciência sem Fronteiras).

No primeiro dia de exames, os candidatos terão quatro horas e meia para solucionar perguntas de ciências humanas e da natureza. Já no dia seguinte são os exames de matemática e linguagens, além da redação, totalizando cinco horas e meia. A divulgação do gabarito sai no dia 7 de novembro, e o resultado final no dia 28 de dezembro.

As alterações na edição de 2012 são em relação à correção da redação, pois agora a nota mínima que permite uma nova avaliação foi diminuída e criou-se uma banca de avaliadores. Além disso, é permitido ver a redação corrigida, contudo não há como pedir recurso. O ministério anunciou ainda que irá disponibilizar no próximo mês o “Guia do Participante”, com exemplos de redação e esclarecimentos sobre a metodologia da correção.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias