Publicado em: terça-feira, 23/10/2012

Enem 2012 – Dicas para ir bem no exame

Enem 2012 Para evitar possíveis erros, as pessoas devem se programar com antecedência. Um dos momentos mais importantes da vida dos jovens que estão rumo a adentrar á universidade é a realização da prova do Enem, que prioriza a entrada em Universidades Federais em todo o Brasil. Os candidatos precisam estar cientes que momentos antes de efetuar a prova pode haver contratempos que poderá ocasionar no atraso do candidato na chegada de realização das provas. Contra esse tipo de imprevistos é que a pessoa deve estra preparada.

Listamos abaixo os sete principais erros que os candidatos podem cometer no dia da prova:

1 . chegar atrasado – a prova é as 13h, segundo o horário de Brasília e os portões se fecham neste horário. O importante é chegar pelo menos uma hora antes, para encontrar a sala e a carteira que será realizado a prova;

2. Pegar um Congestinamento no trânsito – os locais onde serão realizados as provas concentram muitos estudantes, e a chance de ficar parado no trânsito é grande. O ideal é visitar a localidade um dia antes e buscar rotas alternativas.

3 .esquecer a documentação – não esqueça sua ficha de inscrição e o documento de identidade com foto. Não poderá utilizar lápis e só será permitido caneta esferográfica preta com tubo transparente.

4. Ter pressa ao ler os enunciados – o Exame Nacional do ensino médio é uma prova para bons leitores, então não pule a pergunta e leia a questão integralmente.

5. Não fazer a redação – muito não fazem pois alegam estarem cansados. Essa prova exige produção de texto em prosa, dissertativa-argumentativa, com temática social em que uma tese seja defendida, ou uma opinião a respeito do que está sendo proposto.

6. Preencher a folha de respostas errado – o candidato deve entregar a folha de respostas preenchida antes de terminar a prova. Esta tarefa é a última.

7. Não terminar a prova toda por não gerenciar bem o tempo – gestar o tempo é crucial e se você for disciplinado já terá um diferencial que pode te ajudar. Uma dica é começar com as mais fáceis e deixas as mais difíceis para depois.