Publicado em: domingo, 04/11/2012

Enem 2012 – Candidatos que publicaram fotos das provas em redes sociais serão eliminados

enem 2012O Inep, responsável pelo Enem 2012, disse neste sábado (3) que os estudantes que postaram fotos ou relatos nas redes sociais quando já estavam dentro da sala de aplicação das provas foram excluídos do Enem.

O Inep disse que não sabe quantas pessoas foram eliminadas, porém alguns casos ocorreram antes das provas começarem, quando candidatos foram flagrados tirando fotos do cartão de resposta, pois é proibido que pessoas entrem nas salas de aplicação da prova com telefones celulares.

Os candidatos que publicaram as fotos e não foram identificados durante a postagem podem ser excluídos do exame caso as fotos sejam localizadas nas redes sociais mesmo após o fim do exame. Em 2011, ao menos oito candidatos foram excluídos do exame por terem utilizado a rede social twitter nas salas durante o primeiro dia do Enem.

No início deste sábado (3), um boato que a prova do Enem tinha sido cancelada foi divulgado no Twitter e preocupou os candidatos que fizeram sua inscrição. Conforme apontou o Inep a pessoa que espalhou o bato foi identificada e informada para a Polícia Federal.

Estes boatos podem ter começado pouco após as 9 da manhã com a hashtag “ENEM2012cancelado”, que ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no país. Em relação aos tópicos mundiais, o Enem esteve no 10° lugar.