sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEducaçãoEnem - Candidatos ainda enfrentam problemas para compreender tema de redação

Enem – Candidatos ainda enfrentam problemas para compreender tema de redação

Como tem sido divulgado, a correção das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são realizadas a partir dos critérios baseados em cinco competências, recebendo notas entre zero e 200 pontos. De acordo com especialistas, o ponto fraco dos candidatos a fazer a prova é entender a proposta da redação, pois muitas vezes os estudantes acabam ficando nervosos e entendem de forma errônea.

No Enem, o critério de correção que diz respeito à compreensão do tema da redação é a segunda competência, que indica que entender a proposta de redação e expor conceitos das diversas áreas de conhecimento é o que guia para um bom desenvolvimento do tema. É preciso ainda estar dentro dos limites de estrtura do texto dissertativo-argumentativo.

AO melhor orientação para os candidatos é a elaboração de um curto parágrafo que resuma a proposta de redação. Dessa forma, encontra-se uma maneira do candidato ter certeza de que compreendeu o que é solicitado, além de ter serventia como esboço de um parágrafo que servirá como introdução da redação que será escrita por ele.

Essa é a competência que mais merece destaque, já que dela dependem todas as outras, pois não adianta escrever uma redação excelente se ela fugir da proposta do tema exigido. O aluno receberia zero, mesmo que o texto atendesse os outros critérios.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias