sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoEnem 2011 - Temas da redação já estão definidos

Enem 2011 – Temas da redação já estão definidos

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 que se preparem para a redação, pois os temas já estão definidos. Direito e cidadania, identidade dos povos, meio ambiente e novas tecnologias da informação são os temas que podem se tornar assunto da redação deste final de semana. A prova de redação será feita no domingo, junto com mais 90 questões de matemática, linguagens e códigos.

No sábado, o exame trará questões das áreas de ciências humanas e da natureza. Segundo o educador Mateus Prado, afirmar que um desses assuntos será o tema da redação não é dar nenhum chute, pois todos os assuntos são importantes para a avaliação objetiva. Ele diz ainda que, desde 2008, as redações têm a ver com o conteúdo das provas.

De acordo com Alice Amaro, professora de Língua Portuguesa do Colégio Objetivo de Santo André, não é possível determinar o tema da prova, mas sim indicar o que provavelmente será o conteúdo. Ela ainda afirma que para o estudante saber desenvolver a redação, é preciso que ele esteja atendo aos temas do cotidiano, política e educação.

Para a redação do Enem, os professores indicam que o aluno faça uma divisão de cinco parágrafos. No primeiro, o estudante deve apresentar três argumentos, no segundo, terceiro e quarto, desenvolverá os argumentos apontados no primeiro, e no último parágrafo, fará uma conclusão sobre o tema defendendo o que foi dito.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias