Publicado em: sábado, 22/10/2011

Enem 2011 – Reitor da Unicamp confirma que vestibular não será substituído pelo Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio 2011 acontece nesse final de semana, nos dias 22 e 23 de outubro. Na Unicamp, a nota do Enem é aproveita para classificar os candidatos para a segunda fase do processo seletivo da universidade estadual.

O reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, declarou que dificilmente o processo será completamente substituído pelo Enem. “Substituir o vestibular pelo Enem não faz parte da nossa discussão. De maneira hipotética, como primeira fase, talvez pudesse, mas julgamos que isso é prematuro pensar”.

Ferreira Costa acredita que o Enem é um exame importante, mas não um instrumento eficaz o suficiente de seleção. Apesar disso, diversas outras universidade públicas do país tem substituído os vestibulares completamente pelo Enem, atitude já defendida abertamente pelo ministro da educação, Fernando Haddad.

“Nossos dados mostram que substituir completamente o vestibular em universidade como a Unicamp não seria um modo efetivo de selecionar o aluno, principalmente em cursos de alta demanda, como medicina e engenharias”, afirmou o reitor. A Unicamp está entre as dez universidades mais disputadas do país.

Costa deve saber do que está falando. Formado em medicina pela USP, ele assumiu a reitoria da Unicamp em 2009. Ele desenvolve dentro da universidade outros programas que objetivam aproximar os alunos da rede pública.