Publicado em: segunda-feira, 24/10/2011

Enem 2011 – Redação abordou o tema “viver em rede”

Uma das partes mais aguardadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a redação. Na edição de 2011, ela aconteceu neste domingo (23) e tinha como tema “viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. Na mesma noite, o Ministério da Educação confirmou a veracidade do tema que havia sido comentada pelos candidatos após a realização da prova.

Segundo o Ministério, a prova da redação era composta por duas reportagens e também uma tira de quadrinhos, que eram a indicação para a produção do texto. Foram utilizadas as notícias ”A internet tem ouvidos e memória”, que foi publicada pelo portal “Terra” e “Liberdade sem fio”, publicada nas páginas da revista Galileu. Já a tira faz parte da série “Quadrinhos dos anos 10”, criado pelo cartunista André Dahmer.

A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias também abordou algumas das questões referentes a vida na internet e as redes sociais, conforme indicaram os estudantes que deixaram os locais de prova.

No sábado, apareceram diversas notícias na internet indicando que o tema proposto pela prova da redação seria o povo indígena e a justiça brasileira. No mesmo dia, o Ministério garantiu não aconteceu mais um episódio de vazamento do conteúdo.

A prova de redação passa pela correção de dois corretores de maneira independente, garantindo que eles não conheçam a nota atribuída pelo outro. A nota final que o candidato recebe é relativa à média aritmética simples de ambas as notas. Nos casos aonde existe uma diferente de 300 pontos ou mais na nota, o conteúdo passa por uma terceira correção que é feita por um supervisor.