Publicado em: terça-feira, 01/11/2011

Enem 2011 – questões antecipadas são anuladas

A Justiça Federal do Ceará optou por anuladas 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vazaram para os estudantes do colégio Christus, em Fortaleza. A decisão aconteceu na noite desta segunda-feira (1) e tem validade para todo o país. o Ministério da Educação afirmou que irá recorrer da medida até a próxima sexta-feira (4)

Segundo a Justiça Federal, a decisão por anuladas 14 questões antecipadas foi feita devido a uma indicação do Ministério Público Federal (MPF) que havia orientado que ou o Enem seria cancelado em sua totalidade ou então deveria acontecer a suspensão parcial apenas as questões que vazaram.

Com a decisão, estão anuladas as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, que caíram na prova amarela do 1º dia, além das questões 113, 141, 154, 173 e 180, componentes da prova amarela do 2º dia. como o Enem é formato pelas mesmas questões mas organizadas de formas diferente, as correspondentes das provas das outras cores também estão anuladas.

Na última quinta-feira (27), o MEC confirmou que as 14 questões antecipadas faziam parte do pré-teste que foi aplicado em duas turmas do Colégio Christus em outubro do ano passado. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os professores são os responsável por reproduzir e distribuir dois cadernos de pré-teste existes.

Na semana passada, o Ministério já havia decidiu que cancelaria a prova de todos os inscritos no Enem pelo Christus e que eles deveriam refazer a prova nos dias 28 e 29 de novembro. Sobre esta medida, ainda não foi confirmada se os estudantes ainda devem fazer a prova novamente ou não.