Publicado em: quinta-feira, 20/10/2011

Enem 2011 – Prova de Língua Estrangeira tem diferente formato nessa edição

A disciplina de Língua Estrangeira foi incluída como competência a ser abordada no Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado. Assim como todas as disciplinas do Exame, essa também aparece relacionada com assuntos de atualidade, incluindo geopolítica e economia.

A prova não ser naquele formato cansativo de gramática. A coordenadora de um curso de línguas, Vera Laurenti Bianchini, explica: “Como as questões de Língua Estrangeira do Enem abordam assuntos atuais, a velha dica de se manter bem informado, seja por meio de jornais, revistas ou internet, é muito importante para um bom desempenho”.

A prova de línguas acontece no domingo, segundo dia do Exame. Apresenta apenas cinco perguntas envolvendo a língua selecionada no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Todas elas terão alternativas em português, a partir de textos curtos, que podem ser letra de música, notícia ou receita culinária.

As duas provas que apresentaram questões de línguas até agora seguiram um modelo comum: uma questão que pede para o candidato encontrar um sinônimo para determinada palavra apontada no texto. Somente a leitura será cobrada na prova, já que pronúncia e escrita não são as prioridades.