Publicado em: segunda-feira, 31/10/2011

Enem 2011 – Ministério da Educação se pronunciará nesta segunda sobre o Enem

Na tarde desta segunda-feira, dia 31 de outubro, a Justiça cearense deverá receber as argumentações do Ministério da Educação (MEC) sobre o vazamento de questões e o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado no fim de semana passado em todo o país.

O juiz da Primeira Vara da Justiça Federal Luiz Pradexes Vieira da Silva, também deve tomar a decisão, nesta segunda-feira, sobre a anulação total ou parcial do exame para o Colégio Christus, no Ceará. O Ministério da Educação já descartou a possibilidade de fazer a prova novamente para todos os candidatos do país, mas há chances das questões que vazaram serem anuladas.

A possível decisão do MEC será de aplicar a prova novamente para os mais de 600 alunos do colégio de Fortaleza que teve acesso as questões do Enem. Estudantes de todo o Brasil fazem manifestações enquanto as decisões não são oficialmente tomadas. Para os sábado do dia 13 de novembro, está marcada uma marca no Rio de Janeiro, às 10h.

Esta é a terceira edição do Enem que apresenta problemas. A Polícia Federal está investigando o vazamento das questões. A suspeita central é de que o pré-teste feito no ano passado no colégio tenha permanecido na instituição de ensino. O caderno de provas deveria ter sido entregue e inutilizado. Os estudantes, por sua vez, colocam a culpa em um determinado professor que distribuiu a apostila.