Publicado em: quinta-feira, 27/10/2011

Enem 2011 – MEC anula prova de candidatos da escola que vazou questões

Depois de um dia bastante conturbado, o Ministério da Educação comentou no final da tarde desta quarta-feira (26) que está anulando todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos estudantes que frequentavam o Colégio Christus, em Fortaleza. Ao todo, 639 candidatos deverão refazer a prova.

Após a divulgação de um caderno de simulado apresentado pelo colégio, o MEC afirmou que as apostilas continuam 13 questões idênticas às que foram cobradas na prova que aconteceu no último final de semana (22 e 23). Os candidatos que foram prejudicados com a anulação devem realizar o Enem novamente, se quiserem, nos dias 28 e 19 de novembro, mesma data que acontece a aplicação as pessoas que estão privadas de liberdade e adolescentes em medida socioeducativa. Além disso, o MEC garantiu que as questões idênticas não serão canceladas.

O Ministério, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, emitiu uma nota oficial aonde alega que o acontecimento é uma “quebra de isonomia e que possíveis sanções poderão ser aplicação contra o colégio ou seus proprietários.

“Em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente”, garantiu.