Publicado em: terça-feira, 08/11/2011

Enem 2011 – MEC anula 14 questões de alunos do Colégio Christus

O Ministério da Educar confirmou nesta segunda-feira (7) que serão anuladas ao totó 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 para todos os 639 candidatos inscritos pelo Colégio Christus, em Fortaleza. O colégio é responsável por antecipa estar questões aos candidatos através de uma apostila confeccionada pelos próprios professores. Na última sexta-feira (5), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) optou por suspender a determinação da Justiça do Ceará que estava anulando 13 questões da prova.

“A decisão do desembargador se ateve à suspensão da liminar concedida na primeira instância que determinava a anulação de 13 questões do Enem em todo o país. Em sua decisão, o presidente determinou a anulação das questões para os 639 alunos do colégio Christus e que os pontos fossem redistribuídos. A decisão não se ateve à nominação das questões anuladas, mas que foram referidas na liminar concedida pela primeira instância. A decisão de quais questões deverão anuladas é um ato discricionário da administração, ou seja, não se prende à divisão da Justiça. O MEC como organizador do Enem é quem pode decidir quais são as questões a serem anuladas”, informou a assessoria de impressa do TRF-5.

Com esta nova determinação, passa afazer parte das questões anuladas as de número 25 e 29 da prova amarela, que não constavam no pedido do Ministério Público cearense. Já a questão 32, que era indicada como cancelada, passa a continuar valendo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu uma nota aonde informa que estão canceladas as questões de numero 25, 29, 33, 34, 46, 50,57,74,87, 113, 141,154, 173, 190 da prova amarela. Como o Enem conta com quatro provas, todas com as mesmas questões porém organizadas de forma diferentes, estão anuladas as correspondentes do caderno azul, verde e cor de rosa.