Publicado em: sexta-feira, 21/10/2011

Enem 2011 – Mais de 500 mil farão o Exame para obter o diploma do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio 2011 acontece nos dias 22 e 23 de outubro e conta com mais de cinco milhões de candidatos. Mas parte desse número não tem como objetivo vaga em universidade pública ou bolsa em particular pelo ProUni. Aproximadamente 545 mil declararam na ficha de inscrição que o objetivo é o certificado de conclusão do ensino médio.

Isso porque o certificado pode ser obtido sem a conclusão das aulas, apenas a partir do desempenho na prova. Desde 2009, os candidatos maiores de 18 anos que não tenham concluído a educação básica na idade esperada podem conseguir o diploma do ensino médio através do Enem. Em 2009, eram 197 mil interessados e no ano passado, saltou para 539 mil.

O candidato tem a opção de pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Ele precisa atingir notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). No primeiro ano de atuação desse sistema, apenas 69 mil atingiram a nota exigida e conseguiram o certificado. No ano passado, foram 110 mil.

As provas serão aplicadas em mais de 14 mil locais este ano. Deve começar Às 13 horas (horário de Brasília), mas atenção, que assim que os portões fecharem não tem mais alternativa para quem se atrasar: só na próxima edição, em 2012.