Publicado em: segunda-feira, 10/10/2011

Enem 2011 – É oficial: Inep não terá obrigação de divulgar redação do Exame

A Justiça Federal derrubou a decisão que obrigava o Inep a disponibilizar o material da redação corrigido ainda este ano. A polêmica inicou em julho, quando o Ministério Público Federal no Maranhão entrou com uma ação na justiça, determinando que os candidatos tivessem acesso a prova de redação corrigida.

Foi ai que a Advocacia Geral da União (AGU) entrou em ação e recorreu ao TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), alegando que a determinação da liminar poderia provocar atrasos em todo o calendário de provas do Enem.

O AGU declarou em nota: “A liberação do acesso a mais de 6 milhões de provas demandariam a aplicação de milhões de reais na aquisição de equipamentos e serviços, tendo em vista a necessidade de digitalização das mesmas, criação e disponibilização de portal de acesso à internet que permita o acesso simultâneo de milhões de pessoas”.

O MEC e o Ministério Público Federal firmaram um acordo que garante aos candidatos do Enem acesso as provas corrigidas, porém, apenas em 2012.