Publicado em: sábado, 22/10/2011

Enem 2011 começa hoje tentando evitar falhas passadas

Neste sábado, dia 22 de outubro, começa o Exame Nacional do Ensino Médio 2011 para os candidatos de todo o país. Porém, não são somente os aproximadamente 5,3 milhões de candidatos que estão apreensivos com a prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) cercaram a prova de cuidados para as que as falhas das outras edições não se repitam.

Segundo o ministro Fernando Haddad, o Enem foi elaborado e cercado pelo “melhor da inteligência no país”. Os mínimos detalhes foram tomados para que a prova não tenha os problemas de antes. Até mesmo o Inmetro acompanhou as fases de produção das provas. A gráfica que imprime os testes assinou um longo contrato e a segurança e logística da entrega dos exames foi reforçada.

Porém, alguns problemas já começaram a aparecer. Nesta semana, mais de mil candidatos do Exame no Rio de Janeiro receberam errado o endereço do local das provas nos cartões que confirmam as inscrições. O Ministério da Educação já disse que alertou os candidatos sobre a falha. Malvina Tuttman, presidente do Inep, afirma que o treinamento dos fiscais das provas foi intensificado, já que este foi um dos problemas da última edição.

As provas acontecerão hoje e amanhã a partir das 13h. O teste contém quase provas objetivas e uma redação. Cada avaliação é composta por 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia dos exames, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Hoje os candidatos terão 4h30 para fazerem a prova. Amanhã, este tempo é de 5h30 e a prova é composta por matemáticas e suas tecnologias, linguagem códigos e suas tecnologias e a redação.