quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEsportesEnem 2011 - Banda grava ‘rock educativo’ que ajuda a estudar para...

Enem 2011 – Banda grava ‘rock educativo’ que ajuda a estudar para Enem

A banda Sujeito Simples, iniciada em 2007, tem tentado implantar no país um novo estilo musical: o rock educativo. Eles criam músicas com ritmo e rima de temáticas educativas. “Advérbio é a palavra invariável que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio. Modificando o verbo fica assim: o garoto vai cantar, o garoto vai cantar bem”. Esse é um trechinho da música “Advérbio”.

É comum estudantes estarem utilizando alguma música para reforçar o conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio. O publicitário Marcelo Darcini, líder do Sujeito Simples, conta que a ideia inicial era publicar uma revista com rimas para ajudarna memorização, mas acabou rendendo música. “Fui fazer um concurso, comecei a fazer músicas estudando para memorizar melhor, vi que dava resultado e comecei a fazer mais músicas”.

A banda tem um CD com músicas relacionadas a elementos da Língua Portuguesa. É vendido pela internet a R$ 20,00. A banda já prepara um novo álbum para o fim do ano. A renda obtida com as vendas serve para cobrir os gastos com a gravação do disco e produção de revista com cifras das músicas. “Quem está comprando mais o material é o professor, mas tem alunos que levaram a revista para tocar as músicas na classe”.

Outra forma bastante comum utilizada por vários professores são as paródias de músicas famosas. Um ritmo conhecido ganha versões acadêmicas para ajudar a guardar o conteúdo da sala de aula. Maurício Araújo, professor de cursinho, explica: “Quando se trabalha com gramática normativa é muito fácil perder a atenção dos alunos”. O hit mais recente de Maurício é o “Rap dos pronome”.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias