Publicado em: quinta-feira, 15/09/2011

Enem 2010: escolas púbicas são as que levam menos alunos ao exame

Na segunda-feira (12) o Ministério da Educação divulgou os dados referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. A avaliação foi divida por escolas e mais uma vez mostra que unidades de rede de ensono público são as com menor participação no exame. Os dados mostram que 93,21% das escolas ficaram na faixa de 2% a 24,9% do total de alunos participantes da prova.

Para esta edição, o MEC resolveu mudar o seu sistema de avaliação para poder evitar que seja feito um ranking com as melhores e piores escolas do país. nas ultimas edições, as escolas costumam inscrever apenas os seus melhores estudantes, o que causava uma avaliação errada e não a realidade do ensino no Brasil.

Dessa forma, as escolas foram dividida por sua partição no exame. As que ficaram no primeiro grupo, conseguiram levar de 75% a 100% de seus estudantes a prova. Ja no grupo dois ficaram de 50% a 74,9ˆ, no grupo e de 25, a 49,% e no último grupo, de 2% a 49,9%. As escolas que registraram abaixo de 2% do total de estudantes ficaram fora da avaliação.

O calculo foi feito a partir de uma operação que divide o numero de participantes inscritos no Enem pelo total de alunos matriculados na escola, conforme o Censo Escolar de 2010. No grupo 1, apenas 13 escolas ficaram entre as 100 melhores do país, sendo que nenhuma delas faz parte da rede municipal ou estadual.