Publicado em: terça-feira, 13/09/2011

Enem 2010: 13 escolas públicas fazem parte das 100 melhores do país

O Ministério da Educação liberou nesta segunda-feira (12) a lista de qualificação por escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Do total de 100 escolas que formam o ranking das melhores, apenas 13 delas são da rede publica de ensino. As escolas que consideram a avaliação errônea tem 30 dias para recorrer ao MEC sobre a nota que conseguiu na prova.

Na lista das melhores escolas da país não aparecem as escolas da rede municipal ou estadual. As 13 que fazem parte são escolas publicas mas de colégio de aplicação de universidade, escola federal, técnica e também os colégios militares.

Para esta edição, o Ministério resolver alternar os critério para a divulgação das notas por escola no Exame. Assim, foi criada a avaliação em quatro categorias, que é referente a porcentagem de participação e das notas. No grupo 1, são as escolas de 75% a 10-% de participação, no grupo dois de 50% a 74,9% no grupo 3 de 25% a 49,9% e no 4 de 2% a 24,9%. Os arquivos estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o MEC, como existem muita diferença no índice de participação dos estudantes no Enem, não existe uma forma técnica para fazer a comparação entre os resultados dos grupos diferentes. Esta medida foi adotada para evitar que seja feito um “ranking” distorcido da avaliação, uma vez que a participação não é obrigatória.