Publicado em: sábado, 01/08/2009

Endeavour aterrissa com sucesso em seu retorno à Terra

O ônibus espacial Endeavour, que esteve numa missão de 11 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), retornou à Terra na manhã desta sexta-feira (30). A aterrissagem no Centro Espacial Kenneddy, na Flórida, Estados Unidos, ocorreu com sucesso às 11h48, pelo horário de Brasília.

A viagem, que levou sete astronautas a bordo, serviu para concluir a instalação do laboratório científico japonês Kibo. Além disso, os astronautas tinham outras missões, entre elas ejetar um pequeno satélite de pesquisa na órbita de nosso planeta, um experimento realizado por universidades do Texas.

Com essas missões a Nasa prepara a Estação, com base em um projeto de 100 bilhões de dólares e 16 países, para poder aposentar sua frota de ônibus espaciais, que tem sete viagens já realizadas.

Esse foi o período que a estação mais recebeu integrantes, abrigando 13 pessoas de uma só vez. Timothy Kopra, um dos astronautas do Endeavour, permaneceu na Estação, substituindo o japonês Koichi Wakata, que voltou à Terra, nas tarefas de engenheiro de vôo.