Publicado em: sexta-feira, 05/08/2011

Encontro em Bauru discute a importância da amamentação até os dois anos

Durante a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o principal foco dos estudos foi à necessidade das mães amamentarem seus filhos até os dois anos de idade. A recomendação foi feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que ainda colocou que todos devem apoiar a mãe nesse período.

A décima edição da SMAM aconteceu no auditório do Senac em Bauru e oferecia o curso de “Capacitação de Multiplicadores em Alimentação Complementar Saudável”. O objetivo do curso era salientar a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil. Mesmo que o tempo de aleitamento materno tenha aumentado em um ano e meio no Brasil no período de 1998 a 2008, o país ainda não conseguiu alcançar o nível recomendando pela OMS. Segundo a organização o ideal é que 90% a 100% das crianças até seis meses de idade sejam alimentadas com leite materno, porém no Brasil essa porcentagem é apenas 41%.

Neste décimo encontro sobre a amamentação a intenção foi fazer com que todos percebam a importância do ato de amamentar e que mesmo que seja algo natural a mãe precisa do apoio de todos, inclusive da mídia e autoridades. Assim garante que a criança se desenvolva de maneira saudável com todos os nutrientes necessários para crescer.

O evento fez parte também das comemorações do aniversário de Bauru e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Senac e o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo.