Publicado em: quarta-feira, 13/06/2012

Encontrado esqueleto de soldado morto na Batalha de Waterloo

Encontrado esqueleto de soldado morto na Batalha de WaterlooO esqueleto completo de um soldado que foi morto na batalha de Waterloo, no dia 18 de junho de 1815, foi encontrado por arqueólogos. Quase dois séculos após a batalha, que culminou na derrota de Napoleão Bonaparte onde, atualmente, é a Bélgica, o corpo foi desenterrado em trabalhos de restauração do lugar.

O arqueólogo Dominique Bosquet disse, nesta terça-feira (12), que o soldado parece “morrer” diante dos olhos dos profissionais. O esqueleto foi encontrado a aproximadamente 20 quilômetros ao sul de Bruxelas. O esqueleto se encontrava com 40 centímetros de terra o cobrindo e estava deitado de costas, ainda com uma bala próxima da altura do pulmão.

Posição

A posição na qual o soldado foi encontrado mostra que seu corpo não foi movido depois que ele morreu. De acordo com os arqueólogos, isso significa que, provavelmente, seus companheiros de guerra deveriam tê-lo enterrado de maneira rápida para que pudessem proteger o corpo de saqueadores.

O uniforme que o soldado vestia na ocasião se desfez em decorrência dos anos. No entanto, ele possuía ainda alguns itens pessoais, como moedas, uma colher, botões e um pedaço de madeira onde estavam escritas as iniciais “CB”. Isso pode mostrar se o soldado fazia parte do grupo do imperador da França ou dos vencedores (Prússia, Grã-Bretanha e Holanda).