sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoEncontradas pegadas humanas mais antigas fora do continente africano

Encontradas pegadas humanas mais antigas fora do continente africano

Encontradas pegadas humanas mais antigas fora do continente africanoA descoberta foi anunciada ontem, sexta-feira (7), por uma equipe de pesquisadores. As pegadas teriam cerca de 800 mil anos e foram encontradas na Inglaterra, escondidas no lodo de um velho estuário, na beira-mar de Happisburgh. São pegadas de crianças e de adultos, o que indica que se tratava de uma família, e são as mais antigas descobertas fora da África.

Até hoje, só existem dois locais em que foram encontrados rastros humanos mais antigos que os de Happisburgh, e os dois se situam na África. Um é na Tanzânia, em Laetoli, com pegadas de 3,5 milhões de anos, e o outro é no Quênia, em Koobi Fora, com pegadas de 1,5 milhão de anos atrás.

Para Nick Ashton, representante do museu britânico, a descoberta é rara e excepcional. Nick faz parte da equipe que conduziu as buscas, juntamente com a universidade londrina Queen Mary e o Museu de História Nacional. Muitos anos atrás, essa mesma equipe encontrou fósseis de mamutes e pedras talhadas nesse local.

Registro

Como as pegadas foram encontradas durante a maré baixa, os pesquisadores foram rápidos em registrar, antes que a maré subisse novamente e apagasse os rastros. Posteriormente reconstruíram os arquivos fotográficos que possuíam em 3D e então identificaram que se tratava de adultos e crianças.

Para Nick, os donos dos pés que marcaram o chão mediam entre 90 cm e mais de 1,70 metro. Podem ainda estar relacionados ao homem pioneiro, homo antecessor, que foi aparentemente extinto na Europa há 600 mil anos e que, além de ter uma altura parecida com a do homo sapiens, eram totalmente bípedes. Entretanto, não se sabe exatamente qual a identidade dos humanos que fizeram as pegadas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias