quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesEmpresas apresentam tablets poderosos para gamers

Empresas apresentam tablets poderosos para gamers

Empresas apresentam tablets poderosos para gamersNesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o Mobile World Congress, que vem sendo realizado desde o início da semana em Barcelona, na Espanha, trouxe uma série de novidades para o mercado de tablets. A nova geração traz processadores e dispositivos de vídeo muito mais potentes, o que permitirá que estes dispositivos passem a atrair também os gamers.

Nvidia

Os novos tablets foram apresentados pela Qualcomm e pela Nvidia. Os novos modelos são capazes de lidar com gráficos semelhantes aos de consoles como Xbox e Playstation. No caso da Nvidia, foi apresentada uma atualização do Tegra Note 7, que agora é também compatível com LTE 4G – a versão inicial tinha suporte apenas para wi-fi. De acordo com o diretor de comunicação corporativa da empresa, Luciano Alibrandi, o Tegra Note 7 deve chegar ao mercado norte-americano, europeu e brasileiro dentro de dois meses.

Além do Tegra Note 7, a Nvidia apresentou também o Tegra K1, que também deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre. Embora ainda não seja a versão final, o protótipo surpreendeu por sua capacidade gráfica. Com resolução Full HD (1920 x 1200), o K1 possui um processador com quatro núcleos de 2,3 GHz e 2 GB de memória RAM. Mas, pelo menos por enquanto, o mercado brasileiro ainda não tem data definida para receber este modelo.

Qualcomm

A Qualcomm teve como principal lançamento na Mobile World Congress o Snapdragon 805, que tem como grande diferencial a possibilidade de executar jogos com resolução 4K, ou Ultra Full HD, resolução que, até então, estava restrita a televisores de última geração.

O Snapdragon 805 é ainda mais potente do que os modelos da Nvidia, apresentando um processador quad-core com 2,5 GHz, além de uma placa gráfica Adreno 420, que permite que o tablet seja 40% mais rápido do que seu antecessor, o Snapdragon 800. Em qualidade de imagem, o Snapdragon 805 supera qualquer outro dispositivo portátil existente no mercado atualmente. O novo modelo da Qualcomm deve começar a ser vendido no segundo semestre de 2014.

Preços

Até o momento, entretanto, nenhuma das empresas anunciou uma estimativa de preços para seus novos modelos de tablets. Contudo, considerando o mercado alvo destes produtos, eles certamente superarão em preço os tablets mais “populares” da atualidade, como o iPad.

Tendência

A chegada destas novas empresas ao mercado de tablets deve impulsionar a tendência de criação de dispositivos móveis mais potentes. Até então, os tablets eram capazes de substituir diversas funções de desktops e notebooks, mas não possuíam muitos atrativos para quem gosta de jogos mais sofisticados.

Curiosamente, tanto a Qualcomm quando a Nvidia são conhecidas pela fabricação de processadores e outros componentes, como as placas de vídeo GeForce, no caso da Nvidia. A empresa também é responsável pelos chipsets de placas de vídeo do Xbox 360 e do Playstation 3.

A entrada destas empresas no segmento de dispositivos móveis deixa claro que há um público consumidor que não vinha tendo suas demandas atendidas no que diz respeito aos dispositivos móveis.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias