Publicado em: sexta-feira, 28/02/2014

Empresas apresentam tablets poderosos para gamers

Empresas apresentam tablets poderosos para gamersNesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o Mobile World Congress, que vem sendo realizado desde o início da semana em Barcelona, na Espanha, trouxe uma série de novidades para o mercado de tablets. A nova geração traz processadores e dispositivos de vídeo muito mais potentes, o que permitirá que estes dispositivos passem a atrair também os gamers.

Nvidia

Os novos tablets foram apresentados pela Qualcomm e pela Nvidia. Os novos modelos são capazes de lidar com gráficos semelhantes aos de consoles como Xbox e Playstation. No caso da Nvidia, foi apresentada uma atualização do Tegra Note 7, que agora é também compatível com LTE 4G – a versão inicial tinha suporte apenas para wi-fi. De acordo com o diretor de comunicação corporativa da empresa, Luciano Alibrandi, o Tegra Note 7 deve chegar ao mercado norte-americano, europeu e brasileiro dentro de dois meses.

Além do Tegra Note 7, a Nvidia apresentou também o Tegra K1, que também deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre. Embora ainda não seja a versão final, o protótipo surpreendeu por sua capacidade gráfica. Com resolução Full HD (1920 x 1200), o K1 possui um processador com quatro núcleos de 2,3 GHz e 2 GB de memória RAM. Mas, pelo menos por enquanto, o mercado brasileiro ainda não tem data definida para receber este modelo.

Qualcomm

A Qualcomm teve como principal lançamento na Mobile World Congress o Snapdragon 805, que tem como grande diferencial a possibilidade de executar jogos com resolução 4K, ou Ultra Full HD, resolução que, até então, estava restrita a televisores de última geração.

O Snapdragon 805 é ainda mais potente do que os modelos da Nvidia, apresentando um processador quad-core com 2,5 GHz, além de uma placa gráfica Adreno 420, que permite que o tablet seja 40% mais rápido do que seu antecessor, o Snapdragon 800. Em qualidade de imagem, o Snapdragon 805 supera qualquer outro dispositivo portátil existente no mercado atualmente. O novo modelo da Qualcomm deve começar a ser vendido no segundo semestre de 2014.

Preços

Até o momento, entretanto, nenhuma das empresas anunciou uma estimativa de preços para seus novos modelos de tablets. Contudo, considerando o mercado alvo destes produtos, eles certamente superarão em preço os tablets mais “populares” da atualidade, como o iPad.

Tendência

A chegada destas novas empresas ao mercado de tablets deve impulsionar a tendência de criação de dispositivos móveis mais potentes. Até então, os tablets eram capazes de substituir diversas funções de desktops e notebooks, mas não possuíam muitos atrativos para quem gosta de jogos mais sofisticados.

Curiosamente, tanto a Qualcomm quando a Nvidia são conhecidas pela fabricação de processadores e outros componentes, como as placas de vídeo GeForce, no caso da Nvidia. A empresa também é responsável pelos chipsets de placas de vídeo do Xbox 360 e do Playstation 3.

A entrada destas empresas no segmento de dispositivos móveis deixa claro que há um público consumidor que não vinha tendo suas demandas atendidas no que diz respeito aos dispositivos móveis.