Publicado em: quinta-feira, 21/03/2013

Empresa THX que George Lucas fundou, processa Apple por infringir patente

Empresa THX que George Lucas fundou, processa Apple por infringir patenteA empresa de engenharia de áudio THX que teve sua fundação realizada por George Lucas, que criou Guerra nas Estrelas, abriu um processo contra a gigante de tecnologia Apple, devido a uma alegação que a empresa que produz o iPhone infringiu a propriedade intelectual da THX quando desenvolveu alto-falantes de iPads, iPhones e de computadores iMacs. Esta patente que está sendo questionada foi entregue para a THX no ano de 2008 e nela está a construção de unidades de áudio que tenham tamanho reduzido.

Neste processo, que foi iniciado durante a semana passada em um tribunal na cidade de San José, na Califórnia, a empresa também californiana faz acusações de que a Apple causou danos financeiros que são irreparáveis. O site AppleInsider pode disponibilizar uma cópia online sobre esta ação judicial.

Este registro sobre a propriedade intelectual fala sobre a construção e a utilização de alto-falantes em espaços que são muito restritos, como por exemplo, está o caso de aparelhos eletrônico que estão sendo questionados, e maneiras que podem melhorar este desempenho dos aparelhos de áudio em questão.

A empresa THX é conhecida do grande público, pois é quem emite certificados para salas de cinema, de teatros e de casas de shows atestando como está a qualidade acústica desta instalação. De maneira inicial um setor da Lucasfilm, esteve separado da empresa no ano de 2002, depois de ficar 19 anos como subsidiária, aponta a Bloomberg. Atualmente a empresa faz parte da Creative Technology.

A agência de notícias fez consulta para ambas as partes, que não quiseram comentar este caso, que vai ter novidades até o dia 14 de maio, que é a data máxima que a corte determinou para que as empresas cheguem a se pronunciar sobre isto ou encontrem uma maneira de fazer um acordo.