Publicado em: sábado, 29/03/2014

Empresa desenvolve aplicativo de mensagens que dispensa conexão

Empresa desenvolve aplicativo de mensagens que dispensa conexãoUma empresa norte-americana, com sede em San Francisco, lançou nesta sexta-feira (28) o aplicativo Fire Chat, que funciona de maneira similar a WhatsApp, Viber e outros mensageiros instantâneos. Contudo, o Fire Chat tem um diferencial importante: o programa dispensa conexão direta à internet, utilizando-se de um recurso conhecido como Multipeer Connectivity.

Funcionamento

Inicialmente, o Fire Chat está disponível apenas para iOS. Com ele, os usuários podem utilizar uma rede wi-fi ou bluetooth para trocar mensagens. Para dispensar a conexão à internet, o programa funciona através da tecnologia Multipeer, que identifica outros dispositivos em um raio de até trinta metros e potencializa o alcance das conversas. Através da Multipeer, é possível obter uma conexão com boa velocidade, capaz até mesmo de realizar o streaming de áudio.

O aplicativo foi criado pela empresa Open Garden, que tem seu foco no desenvolvimento de soluções que facilitem o acesso a redes sem fio. A empresa adota como filosofia a descentralização de serviços, o que encontra respaldo na arquitetura das redes wi-fi. O Fire Chat pode ser baixado gratuitamente na Apple Store.

Outros aplicativos

A Open Garden também se destacou recentemente com um aplicativo homônimo, que permite que seja criada uma espécie de rede paralela à internet através da conexão de apenas um dispositivo móvel, como notebook, smartphone ou tablet, fazendo com que vários outros dispositivos possam se conectar a partir desta fonte.

Neste caso, ao contrário do que costuma ser realizado por softwares similares, o dispositivo fonte não funciona exatamente como um roteador. Ao invés disso, é criada uma rede privada, que mantém a segurança das comunicações em seu interior. Esta plataforma também não sofre o controle de ferramentas de bloqueio.

Emissor e receptor

Os aplicativos da Open Garden fazem com que os dispositivos se tornem, ao mesmo tempo, transmissores e receptores de conexão. Esta rede é conhecida como “mesh” (ou “malha”), permitindo que todos os participantes transformem seus aparelhos em pontos de acesso. Este conceito já estava presente na versão 7 do iOS, mas é a primeira vez que uma empresa desenvolve aplicativos de mensagem instantânea utilizando a ideia.

Sem limites

Um dos principais questionamentos diz respeito ao alcance do Fire Chat. De acordo com o criador do aplicativo, Micha Beloniel, as expectativas são otimistas. Embora o aplicativo não se utilize de conexão à internet, é necessário apenas que um smartphone utilize o Fire Chat em um raio de trinta metros, para que a malha possa se propagar indefinidamente.

Ou seja, quanto mais usuários o Fire Chat tiver, maior será seu alcance e estabilidade de conexão. Por isso, a Open Garden pretende criar versões do aplicativo para outros sistemas operacionais, como Windows Phone, Android e até mesmo desktops (Windows e MacOS). Segundo os desenvolvedores, a ampliação da malha permitirá até mesmo a realização de jogos multiplayer, o que não costuma funcionar muito bem em conexões de dispositivos móveis, que geralmente não suportam o volume de dados necessário. Contudo, ainda não há previsão de lançamento do aplicativo para outros sistemas.