Publicado em: sábado, 01/03/2014

Empresa confirma que vetará filmes com cenas de sexo explícito em blu-rays

Empresa que fabrica blu-ray diz que vetará filmes com cenas de sexo explícitoOs filmes com cenas de sexo explícito têm sido barrados no Brasil e nesta semana, as duas maiores empresas que replicam DVDs e blue-rays no país foram acusadas de perseguição aos filmes com temática gay. No entanto, a Sonopress, uma das maiores empresas do ramo, explicou em nota que todos os filmes com conteúdo sexual serão vetados.

O filme “Ninfomaníaca” do polêmico diretor Lars Von Trier será analisado pelas empresas e dificilmente entrará em circulação no mercado nacional devido as cenas picantes. A resposta deverá sair ainda nesta sexta-feira (28), mas a distribuidora do filme, a Califórnia Filmes, acredita que dificilmente o longa metragem passará pela análise da empresa de DVDs.

Wagner Sampietro é o gerente comercial da Sonopress e já adiantou que a norma da empresa é de recusar todos os filmes com tais cenas, negando que a existência de rejeição à temática gay. O motivo jamais foi se o filme é com uma trama com personagens gays ou não, mas a forma como o conteúdo é passado.

No início da semana, a distribuidora do filme francês “Azul é a cor mais quente” afirmou que trata-se de uma perseguição e que as empresas rejeitam qualquer filme que foge dos padrões sociais. O longa metragem de Abdellatif Kechichefoi o vencedor da Palma de Ouro de Cannes e recebeu críticas bastante positivas. A trama retrata a história de uma jovem que passa descobertas e se envolve com outra garota, ao longo da trama, há cenas de sexo entre as atrizes e isto foi que impediu de ser replicado no Brasil.

O filme Ninfomaníaca será replicado em DVD, mas aguarda a resposta da empresa para saber se lançarão em blu-ray.

Wagner afirma que há vários critérios para que um filme seja aprovado e um dos principais é não haver sexo explícito. No entanto, defensores do filme francês, alegam que há longa metragens que possuem tais cenas e mesmo assim foram aceitos pela empresa.