Publicado em: terça-feira, 11/09/2012

Emma Watson pode ser uma enrascada na internet

Emma Watson pode ser uma enrascada na internetDe acordo com a empresa de segurança McAffe, os fãs de Harry Potter devem tomar mais cuidado com suas buscas e conteúdos baixados, principalmente aqueles que amam a britânica Emma Watson. Na última segunda-feira (10), a McAffe divulgou que a atriz é uma das cibercelebridades que apresentam maior perigo na internet. A jovem atriz que consquistou fãs interpretando uma bruxinha aprendiz tirou a modelo Heidi Klum do primeiro lugar de uma lista enorme de celebridades (atrizes, músicos, modelos, políticos) que geralmente possuem suas imagens usadas por hackers para atrair fãs e instalar vírus em seus computadores.

Os piratas induzem o internauta a achar que será redirecionado para páginas onde possa encontrar fotos, vídeos, arquivos, artigos e muito mais sobre suas celebridades preferidas, e assim eles baixam arquivos cheios de vírus. Esses vírus se instalam automaticamente do computador e permitem que o hacker tenha acesso à senhas e códigos de segurança, além de poder assumir o controle da máquina.

Uma das diretoras da McAffe, Paula Greve, explica que os usuários querem ir para outras página para obter fotos, tweets, vídeos e mais informações sobre o seu ídolo e acabam se contaminando. Como há muita interação e muitas informações disponíveis, os usuários acabam esquecendo os riscos que correm ao acessar certos links. A McAffe ressalta que os mais perigosos são aqueles em que se oferecem muitos downloads grátis e aqueles que prometem lhe dar fotos de seu artista preferido nu.

Mesmo tendo uma antivírus instalado na máquina é aconselhável que o usuário não clique em links estranhos e sempre procure informações a respeito do site em que está acessando. Com a evolução dos serviços que podem ser feitos pela internet, principalmente em relação aos internet bankings, é importante se ter cuidado redobrado para não cair nesses golpes baratos. Na lista da McAffe sobre as celebridades mais utilizadas para aplicar golpes, os cinco primeiro lugares ficam, respectivamente, com: a britânica Emma Watson; as norte-americanas Jessica Biel e Eva Mendes; a atriz da Disney Selena Gomes e Halle Berry.