Publicado em: quarta-feira, 03/07/2013

Embaixada do Brasil sediada na Rússia recebeu solicitação de Snowden

Embaixada do Brasil sediada na Rússia recebeu solicitação de SnowdenO Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje, dia 2 de julho que Edward Snowden pediu asilo ao Brasil. Snowden foi o funcionário da CIA que denunciou o sistema que realizava o monitoramento através das informações pessoais por ordem do governo americano que definiu ter acesso direto a todos os servidores das nove empresas de internet norte-americanas de grande porte.

De acordo com o Itamaraty eles não tem intenção de responder ao pedido de Snowden, pelo menos até este momento. O rapaz de 30 anos está sendo amplamente procurado por autoridades norte-americanas e está foragido em área neutra do aeroporto de Moscou, na Rússia. O Itamaraty divulgou que ele fez o pedido na embaixada brasileira sediada em Moscou.

Desde 23 de junho ele permanece na área de trânsito daquele aeroporto, na capital russa, ele veio de Hong Kong, local onde esteve em refugio desde que fez as revelações sobre a espionagem do governo americano. Que o deixou sem nenhum de seus documentos para que torne possível sua viagem ou entrada em qualquer país, inclusive, no território russo.

A Rúusia é um local onde o presidente disse que não se oporia em receber Snowden no país, desde que ele não tivesse uma postura anti-americana. Snowden retirou o seu pedido de asilo ao país de Putin.

Snowden rompeu seu longo período de silencio e declarou que mesmo com toda a pressão exercida a ela Washington, ele está livre para dar mais informações que são confidenciais. Para ele a perseguição que está sofrendo pelo governo norte-americano é ilegal.

De acordo com o “Wikileaks” Snowden fez pedidos de asilo para Embaixadas em Moscou de 21 diferentes países, como a Áustria, Alemanha, Bolívia, China, Cuba, Espanha, Equador, Finlândia, França, Holanda, Índia, Irlanda, Islândia, Itália, Nicarágua, Noruega, Polônia, Suíça e Venezuela.